sábado, 5 de novembro de 2011

COMO PREPARAR UMA SUCULENTA CARNE DE SOL

Aqui na minha região a carne de sol é muito cara,chega a custar 25,00 o kilo, e não é uma carne nobre não, e sim carnes de segunda, e com muita gordura.Quando quero usar carne de sol em algum prato eu mesma faço o processo em casa, escolho carnes magras, que me dão um rendimento total,sem perdas,e com preço real.
Sei que existem muitos sites com receitas de como fazer carne de sol,mas, vou postar aqui para vocês, a minha maneira de fazer essa delícia.Deixem um comentário no final,não precisa ter um blog para comentar ou ser um seguidor do site ou blog, basta ter conta no GOOGLE(ORKUT) YAHOO TWITTER.
INGREDIENTES
Nesse caso vamos fazer com contrafilé
2 k de contrafilé(pedaço inteiro)
400 g de sal fino
Faça furos na carne com uma faquinha afiada,espalhe o sal por toda á peça até ficar assim branca de sal.
Coloque em um saco plastico e leve á geladeira dentro de um recipiente,pode ser uma assadeira ou uma caixa plastica,deixe ficar na geladeira por 72 horas,vire a carne de posição uma vez por dia.
Passados os 3 dias enxague a carne e deixe na água por 2 horas

Corte-a, em bifes da espessura desejada.
Coloque os bifes de molho no leite para dessalgar por 2 horas.Feito isso,é só grelhar com manteiga,pode ser na frigideira,chapa ou mesmo na churrasqueira.
Se você for fazer uma carne para cozinhar, e fazer outro tipo de prato, pode-se usar o coxão duro,acém,peixinho, ponta de peito etc...só que aí corte a carne em bifes bem grossos, vai facilitar a penetração do sal.
OBS: você pode fazer um delicioso pirão de leite, com o leite que foi usado para dessalgar a carne.Minha próxima receita será:carne de sol, com pirão de leite, e feijão com coentro e dendê.

60 comentários:

  1. gostei muito a sua maneira de prepara a carne de sol vou tenta fazer um dia aki em minha casa , uma saudade de comer nossa carninha nordestina logo pq estou fora do meu paiz ,bjs parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça sim minha querida, você não vai se arrepender fica uma delícia,e outra coisa, a gente pode escolher a carne que quer fazer.Aproveite a viagem.
      Um grande abraço.

      Excluir
    2. hum,esperimentei e gostei valeu,LU voce tem um dom especial que DEUS te deu para cozinhar,mas voltando ao assunto me dei bem os meus pais adoraram primeiramente DEUS,e segundamente minha carne.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

      Excluir
    3. Fico muito feliz que tenha gostado,que bom que posso ajudar de alguma maneira com minhas receitas!Muito obrigada.
      Um grande beijo.

      Excluir
    4. BOA RECEITA MAS O POQUE DE NAO LEVAR A CARNE AO SERENO PARA CURAR COMO MUITOS FAZEM

      Excluir
    5. Bem, como disse no inicio da postagem,aprendi a fazer esse processo nos restaurantes em que trabalhei, e que, em muitos deles nem quintal tem,e aqui na minha casa, se eu colocar a carne no sereno os gatos vão comer,já que esses bichanos aqui andam pelos telhados a noite toda.

      Excluir
    6. Bom dia Maria Luiza. Gostei muito deste tipo de preparo. É o mais fácil que encontrei. Vou fazer agora. Obrigada. Abraço.

      Excluir
  2. vou tentar fazer em casa adoro carne de sol. mais uma pergunta depois que tira a carne do leite tem que lavar ou tem que grelhar logo. abraçossssssss

    ResponderExcluir
  3. Não tem erro,vai dar certo sim.Não precisa lavar ,é só deixar escorrer bem o leite e grelhar na manteiga quente,e também não precisa por outro tempero,só o sal dela e a manteiga já dão um sabor maravilhoso.
    Obrigada pela visita e volte sempre que quiser.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. No marcador aqui do lado vocês vão encontrar "CARNE DE SOL COM PIRÃO DE LEITE" é o prato pronto que fiz na ocasião que coloquei esta postagem.Espero poder colaborar.
    Um beijo a todos vocês.
    Lu.

    ResponderExcluir
  5. olá tudo bem? gostei da sua receita só uma duvida a carne de sol nnão vai no sol? porque é chamada de carne de sol? obrigada
    Sol!

    ResponderExcluir
  6. Na verdade o que desidrata a carne é o sal,mas quando se descobriu isso o nome "carne de sol" já estava consagrado.
    O bom dessa receita também, é que a gente sempre sabe a procedência da carne que vai consumir.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Irei fazer essa delícia para meu marido, ele adora carne de sssoll.bjo, querida!!!

    ResponderExcluir
  8. Ola Luiza amei o jeito q vc faz uma carne do sol deu até agua na boca vou fazer com certeza para meu esposo tenho certeza q ele vai amar obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  9. Oi querida, estou fazendo a receita acima, exatamente conforme vc orientou, percebi que no segundo dia ela já esta mais escura e a água saiu quase toda, ou seja, ela já está parecida aquela que a gente compra no açougue aí fiquei na dúvida se preciso mesmo deixar mais dois dias. Um grande beijo, adorei o seu site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia,tudo bom?Bem,respondendo a sua pergunta,as 72 horas são necessárias para a total desidratação da carne,ainda não experimentei adiantar o processo.Se você resolver fazer antes,depois me conte como ficou.Um abraço e um bom fim de semana.

      Excluir
  10. Oi querida, comecei a fazer a receita acima, como vc orientou, já estamos no 2º dia e percebi que a carne já está (aparentemente) igual a carne de sol que normalmente compro no açougue.Ai fiquei na dúvida se preciso mesmo esperar as 72 horas, pois já está muito boa até agora. Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. Preparar a carne do jeito recomentado por voce eu preparei, agora o duro vai ser esperar 72 horas.
    Valeu !!!!!

    ResponderExcluir
  12. ola,
    to com umas duvidas me ajuda por favor, kkkk
    comprei o contra, tirei a gordura, coloquei muito sal...
    ai coloquei tudo numa lasanheira, vou deixar essa noite no relento e amanha cedo coloco na geladeira. ai embalo num saco plastico? ou deixo aberta na lasanheira? acho q num tem problema passar a noite no relento.kkkk
    pelo q entendi, amanha cedo vai ter muita agua nehhhh, junto com a carne? jogo essa agua? ou deixo a agua pelas 72h??? naum preciso mais por nada de sal neh???
    fiz 4 kg, quanto tempo dura ? como devo conservar se eu estiver pensando em usar so no final de semana?
    desculpa por tantas duvidas, mais sou marinheiro de primeira viagem !!!
    obrigado joão

    ResponderExcluir
  13. Sim você deve escorrer a água.
    Guarde no congelador se for usar aos poucos.Um abraço João.

    ResponderExcluir
  14. Olá a receita parece otima e estou doida para fazer.
    SDó tenho uma duvida depois desse processo de colocar o sal e colocar na geladeira, coloco a carne dentro de um saco correto ? e depois a cada 24 horas abro o saco tiro a agua que ajuntou, jogo fora, e volto embalar no saco a carne até completar 72 horas , tá correto isso, entendi direito ? Bjs Cris

    ResponderExcluir
  15. dicas legais gostei muito um abraco.

    ResponderExcluir
  16. Uma dúvida, eu posso fazer isto com frango a passarinho? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa ideia nunca me passou pela cabeça.Tente aí, depois me conta.
      Beijos.

      Excluir
  17. Pergunta: depois de pronta essa carne eu conservo em geladeira ou fora de geladeira e qtos dias ela dura conservada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumo colocar no freezer ou na geladeira mesmo.Um grande abraço.

      Excluir
    2. Olá Maria luiza, gostei muito da dica.

      Excluir
  18. Achei muito prática a sua receita, vou tentar. Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigada pela dica.
    A receita especial de casamento dos meus pais vai ser essa, e um ótmo apetite a todos :D

    ResponderExcluir
  20. na minha regiao esta sendo apresiada a carne de sol

    ResponderExcluir
  21. que tanto de carne eu faço pra 10 pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raimundo,como vai?Em primeiro lugar agradeço pela visita e também pelo comentário.
      Bem,para 10 pessoas acho que você pode fazer uns 3,5 (3 k e meio a 4 k,aproximadamente)já que depois de desidratada ela perde muito peso.
      Espero ter ajudado,um grande abraço e bom final de semana.

      Excluir
  22. Maria Jose Fosenca Moreira Almeida2 de dezembro de 2012 às 05:05

    OIEEE Lu, gostei muito da sua ideia, vou fazer assim que puder. Gostaria muito de saber se essa carne pode fazer misturada com arroz, como minha mae fazia quando eu era crianca, fica uma delicia... so que a gente falava arroz com carne seca e a mesma?. e pra virar a carne conforme voce explica eu tiro do saco plastico, ou eu viro ele com a carne e o liquido que solta so e tirado quando fizer as 72 horas? olha to encantada com seu site sou fanatica em cozinhar to aprendendo ainda ne! por isso aceito dicas e novas receitas. beijinho fica com DEUS. foi um prazerao ter encontrado voce na net.

    ResponderExcluir
  23. Olá Maria,como vai tudo bem?Fico muito feliz por você ter gostado da minha cozinha,comentários como o seu faz meu trabalho valer á pena.eu é que fico encantada,disponha sempre,esse site é nosso e se você quiser enviar alguma receita que diferente terei muito prazer em publica-la.
    Bem, olha vire a carne sem tirar do saco e pode fazer seu arroz sim ,aposto que vai ficar uma delícia...
    Boa semana pra você e volte sempre que quiser.
    beijos .
    Lu.

    ResponderExcluir
  24. Caro Garcia,muito obrigada por me alertar,peço desculpas pela falta de atenção e ignorância.
    Sua colaboração será sempre bem-vinda.

    ResponderExcluir
  25. vou fazer aqui aonde moro ñ existe,carne de sol eu gosto muito mais eu pensava que era soleada,e ñ vai no sol estou impresionada beijos

    ResponderExcluir
  26. Muito obrigado pela dica fiz aqui em casa e a galera só pede a carne de sol da Lú. Ficou muito boa, fiz da primeira vez sem escorrer a salmoura como você disse, na segunda vez fiz escorrendo a salmoura a cada virada a carne ficou mais macia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,boa noite,desculpa a demora em te dar uma resposta,é que estou correndo atrás de emprego, fazendo faculdade e além disso ainda tenho encomendas de doces,bolos,salgados e congelados que faço em casa.Fiquei muito feliz por você ter feito a carne... e principalmente, por ter agradado a galera .Passa o link do "cozinha magica" pra eles e diga que mandei um beijo pra todos,e quando precisar de alguma receita que não encontrarem aqui, é só me dar um toque que posto pra vocês.Um grande abraço.

      Excluir
  27. Olá obrigado pela receita. Se exagerar no sal, lavando bastante ela fica comível, ou se perde? Eu acabei fazendo com cortes pra grelha, e acho que exagerei por estar bem mais fina, estou fazendo com contra-filé. Obrigado abraços

    ResponderExcluir
  28. ola td bem quero saber se essa carne pode ser assada

    ResponderExcluir
  29. muito boa esta receita de carne de sol pratica e fácil de fazer, muito pratica mas do que as outras. São boas porém essa receita é muito melhor.

    ResponderExcluir
  30. Show de bola Maria Luiza, gostei muito da sua forma de fazer a carne de sol. muito legal mesmo!

    Oswaldo Fernandes

    ResponderExcluir
  31. Oi lu,adorei sua receita,vou fazer...

    ResponderExcluir
  32. Aqui na minha cidade tenho amiga q faz uma carne de sol maravilhosa,ela tem acogue,ja compro carne pronta de 1 qualidade,agora vou colocar de molho no leite pr tirar o sa e novidade pr mim bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O leite deixa a carne bem mais macia e suculenta.Muito obrigada pela visita,volte quando quiser!

      Excluir
  33. se for preparar a carne se sol então não precisa colocar sal ne´? e uma duvida vc não coloca na pressão com leite pra depis assar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem,se você colocar em muito leite e por mais que 2 horas,aí vai sair todo o sal,mas se seguir a receita direitinho não vai precisar colocar mais sal.E outra coisa,essa carne da receita é um contrafilé,uma carne nobre,não é ideal para se cozinhar na pressão,mas sim para grelhar em chapas,frigideiras ou mesmo na churrasqueira.se você quiser fazer para cozinhar,use uma carne mais barata ,por exemplo,o coxão duro é muito boa pra isso pois não tem gordura, o aproveitamento vai ser 100%.Espero ter tirado suas dúvidas.Um grande abraço.Lu.

      Excluir
  34. Posso guardar na geladeira desçalgada no leite por quanto dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho melhor guardar no congelador, depois de dessalgada.Um abraço.

      Excluir
    2. eu poderia deixar na refrigeacao alguns meses.

      Excluir
  35. obrigado pela dica,vou preparar hoje mesmo,espero k de certo,valeuuu!!!

    ResponderExcluir
  36. Maravilhosa receita. Quanto tempo dura sem dessalgar dentro da geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Arlindo.Me desculpe por ter demorado a responder sua pergunta,mas minha vida está uma loucura,Não estou tendo tempo pra dedicar a meu blog.Arlindo, nunca deixei mais que as 72 horas,quando dá o tempo já escorro, coloco num saco plástico e congelo.Obrigada pela visita.

      Excluir
  37. qnt tempo dura a carne de sol fora da geladeira, sem tirar o sal?

    ResponderExcluir
  38. Boa noite Gildanny.Com esse processo não aconselho deixar fora da geladeira,poderia ficar fora se fosse seca ao sol.Muito obrigada pela visita.

    ResponderExcluir