segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CULTIVO DO MOYASHI (BROTO DE FEIJÃO)

Material necessário:
Sementes, aqui nesse caso, usei feijão carioquinha mesmo
Uma centrífuga de secar verduras

A peneira da centrífuga é necessária para segurar os brotos sem reter a água - a umidade é essencial para os brotos, mas eles não poderiam ficar constantemente molhados, caso contrário não respirariam. Assim, a base onde ficarão os brotos (peneira), fica levemente suspensa, sem tocar o fundo da vasilha. Em outras palavras a água que molhou os brotos escorre para o fundo da vasilha, e apenas as raízes ficam em contato com a água que escorreu.

Iluminação:
Os brotos se adaptam melhor à germinação com luminosidade ambiente, produzindo mais clorofila. O local deve ser arejado, iluminado e longe do alcance direto da luz do sol. Deve ainda oferecer a alternância do dia e da noite, para que o ambiente natural seja recriado da melhor forma possível.

VAMOS AO CULTIVO?

Separe uma xícara de chá de feijão

Lave-as e deixe-as de molho na água, no mínimo por 8 horas e, no máximo por 24 horas:

Passado o tempo, os grãos dobrarão de tamanho. Escorra a água e coloque as sementes na centrífuga de verduras, sobre a peneira, sem tampá-la para que elas possam respirar.

É necessário regar os brotos diáriamente, e tudo vai depender da temperatura e da umidade do ar de cada região. Geralmente de 4 a 6 vezes nos primeiros 4 dias, e de 2 a 3 vezes nos dias subsequentes.
Como faremos isso?
Basta retirar a peneira onde estão os brotos, e jogar a água suavemente sobre eles, de preferência aparando e espalhando-a com a mão e os dedos, sómente para umedecê-los: se ficarem secos, morrem, se ficarem encharcados, apodrecem. Depois coloque a peneira novamente de volta à centrífuga.
Sempre que fizer a rega, descarte a água anterior que ficou no fundo da centrífuga.

Colheita:
Se pretende comê-los crus, a germinação deve ser mantida pelo menos por 5 dias a uma semana, pois assim como a maioria dos feijões, possuem substâncias tóxicas no inicio de seu desenvolvimento. Mas, se for para cozinhá-los, podem ser colhidos tranquilamente a partir do segundo dia. Lembre-se que todo alimento cozido perde as enzimas que ajudam na digestão, assim como boa parte da energia vital. Prefira comê-los crus ou misturados com cozidos.

1º dia - Os grãos ficaram de molho e dobraram de tamanho. A água foi escorrida e as sementes colocadas na centrífuga de verduras, sobre a peneira, sem tampá-la para que elas possam respirar:


2º dia - As sementes começaram a brotar. Quando estiverem com este aspecto já podem ser colhidos para serem consumidos COZIDOS:

3º dia:


4º dia:

5º dia - Quando estiverem assim, com uma boa altura, já podem ser colhidos para serem consumidos CRUS:
6º dia:

Colhidos no 6º dia, 1 xícara de sementes renderam mais ou menos 500 gramas de um produto fresquinho.

Ao fazer a colheita, pegue punhados de brotos por vez, e sob a água corrente vá soltando com os dedos, as cascas das sementes que ficaram próximas às raízes. A agitação da água também permite limpar com mais rapidez,eu preferi retirar as raízes,mas quem quiser pode consumir com raízes também.
OBS: essa receita não é minha, a fonte éfiz algumas alterações apenas para deixar mais pratico.
A próxima postagem será a salada que fiz com esses brotos,espero que gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário