quarta-feira, 12 de agosto de 2015

TORTA DE MAÇÃ COM CREME E MERENGUE

INGREDIENTES DA MASSA
(XÍCARA DAS DE CHÁ)
1 xícara e 1/2 de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 ovo grande ou 2 pequenos
meia colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa e 1/2 de manteiga ou margarina ( de preferência sem sal)

Misture todos os ingredientes,a massa vai ficar mole,cremosa.Espalhe em um pirex grande e leve ao forno para assar.Não descuide pois assa muito rápido,quando estiver assada,tire o pirex do forno e reserve.
INGREDIENTES DO CREME
1 leite condensado
500 ml de leite
3 gemas (reserve as claras)
1 colher das de chá de essência de baunilha (opcional)
1/2 xícara de açúcar
i colher de sopa rasa de manteiga
3 colheres de amido de milho dissolvido em um pouquinho de leite ou água

Coloque tudo em uma panela de fundo grosso,(exceto o amido)leve ao fogo mexendo sempre,quando começar a ferver junte o amido dissolvido mexendo sem parar por pelo menos dois minutos.Despeje todo esse creme em cima da massa já assada.Reserve.
RECHEIO
Descasque 1 K de maçã e corte em pedaços grandes,coloque em uma panela juntamente com 4 colheres de sopa de açúcar e uma pitada de canela em pó.Leve ao fogo mexendo sempre,deixe cozinhar por 5 minutos.( pode ser feito essa etapa no micro-ondas também,deixei 4 minutos).Espalhe toda a maçã por cima do creme.Reserve.
Bata as três claras em neve até ficar bem firme,coloque 3 colheres das de sopa de açúcar e continue batendo até ficar bem dura.Espalhe esse merengue por cima das maçãs e leve ao forno em temperatura baixa até dourar.Deixe esfriar e leve a geladeira.Sirva gelada.

USEI A MAÇÃ NACIONAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário